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Não aumente as vendas antes de ler isso…

Você sabia que às vezes aumentar o volume de vendas pode ser pior que vender menos?

Não adianta aumentar o volume de vendas se você não tiver conhecimento destes 4 fatores:
1) Preço
2) Margem
3) Custo fixo
4) Capacidade produtiva/entrega.

Tem muita agência de marketing digital e consultores de cursinho oferecendo milagres e mágicas (como o aumento das vendas de forma exponencial, meteórica e outros termos que nem vale a pena citar), sem sequer tocarem nestes assuntos.

Porém, é preciso ter muita responsabilidade antes de sair executando qualquer ação de vendas por aí, seja ela de forma digital ou não.

Veja as consequências quando você não cuida bem destes 4 fatores:

– Você pode estar perdendo dinheiro sem saber, vendendo por preço baixo;

– Você pode deixar de vender mais, pois seus preços estão altos, acima da concorrência ou com baixa percepção de valor por parte dos clientes;

– Se o preço for menor que os custos da venda, você aumenta as chances de gerar prejuízos na sua empresa. Sim, se você não cuidar os custos diretos da venda (custos variáveis), como os impostos, custo da mercadoria vendida ou da prestação do serviço, comissões sobre as vendas, taxas sobre as vendas feitas com cartões de crédito, gastos com a antecipação dos recebíveis (antecipar as vendas feitas no cartão de crédito ou vendas a prazo em boletos), e as taxas para você vender usando uma plataforma digital (e-commerce ou marketplace por exemplo).

– Se a sua margem de contribuição é baixa, você precisará fazer muito esforço de vendas para cobrir os custos fixos do mês. A margem de contribuição é o que sobra de cada produto ou serviço vendido depois de deduzidos os custos variáveis, e se ela for baixa, você precisará vender mais vezes para gerar um valor que seja suficiente para pagar todos os custos fixos mensais. Exemplo, se você vende um produto por R$100, precisa deduzir os custos variáveis (custo da mercadoria vendida + embalagens primárias + impostos + comissões + taxas sobre as vendas) que neste caso vamos considerar em R$90. Logo, vendendo por R$100 vai sobrar R$10. Imagine que a sua empresa vende apenas este tipo de produto e que o seu custo fixo seja de R$200mil: você precisaria vender o equivalente a 20.000 itens para gerar uma margem de contribuição de R$200.000 (R$10 de margem de cada unidade x 20mil itens). Ou seja, um faturamento de R$2milhões (R$100 x 20.000), menos o custo variável de R$1,8 milhão (R$90 x 20.000itens) vai deixar uma margem de contribuição de R$200mil.E se o marketing trabalhar direitinho e conseguir melhorar em R$5 cada venda? Pois é isso mesmo, o resultado melhora substancialmente: menos vendas para alcançar o ponto de equilíbrio ou gerar R$100mil de lucro mantendo as vendas de 20.000 unidades.

– Se você não sabe qual é o seu custo fixo, não consegue calcular o ponto de equilíbrio nem quanto precisa vender para chegar ao tão desejado lucro.

– Se as capacidades de produção e entrega não são conhecidas, você poderá enfrentar sérios problemas quando houver aumento nas vendas, como insatisfação do cliente, aumento nos custos (vai precisar mais funcionários) ou fazer investimentos não previstos (tirar dinheiro do caixa em momentos de crescimento pode ser fatal).

O marketing digital ou o growth marketing quando bem trabalhados são grandes aliados das empresas que querem aumentar vendas, margens e reputação da marca. Não é sobre redes sociais, não é sobre postagens, não é sobre conteúdo… é sobre resultados reais que precisamos falar.

Por isso é muito importante elaborar uma estratégia de crescimento responsável, alinhando muito bem os objetivos desejados com os recursos disponíveis (e necessários).
Estes fatores são fundamentais para qualquer tipo de negócio, não negligencie nenhum deles.

Estes são alguns pontos que cuidamos quando atendemos nossos clientes, faz parte da nossa vida, afinal, somando o tempo de todas as experiências da nossa equipe, são mais de 100 anos de responsabilidade, profissionalismo e competência.

Growth Marketing que fazemos: estratégias digitais, resultados reais.

 

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