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Afinal, o que é Growth Marketing?

O growth marketing (GMKT), ou marketing de crescimento, é uma área do marketing que busca estabelecer estratégias adequadas e inovadoras para conquistar resultados consistentes, necessários e até mesmo surpreendentes.

Estas estratégias de growth marketing, permitem fazer uma verdadeira revolução na gestão de vendas das empresas, pois transformam os métodos tradicionais em processos e ações direcionadas, sempre com foco nas metas estabelecidas.

O Growth Marketing jamais pode ser dissociado do marketing tradicional, do marketing digital e em alguns casos até do Growth Hacking (falaremos sobre isto em outra publicação). Na realidade eles devem andar juntos, inclusive de mãos dadas em alguns projetos. Ou seja, para o Growth acontecer, o marketing como um todo precisa atuar de forma concatenada e alinhada, entrelaçando recursos e objetivos.

Certamente podemos dizer que um dos maiores desejos dos empresários é ter um negócio que cresça rapidamente, ou que seja escalável (como se fala muito por aí), porém, não podemos esquecer que nem sempre crescer rápido significa crescer bem. É aí que o growht marketing faz toda a diferença, já que seu principal atributo é desenvolver um projeto que construa um crescimento saudável, em curto, médio e longo prazo. O GMKT foca muito em crescimento, não só de vendas, mas de resultados efetivos, como geração de valor do negócio, retenção de clientes e o valor que podem gerar durante a sua longevidade de relacionamento (LTV – Lifetime Value).

O GMKT provavelmente não é aplicável a todo tipo de negócio, pois exigirá primeiramente vontade de mudar para melhor, bem como inovar pensamentos e práticas. E, para funcionar com eficácia, o método precisa estar alinhado com fundamentos essenciais do marketing, como a comunicação correta com os clientes, análise de dados, tecnologia “suportável” (que dê suporte às estratégias e ações de marketing) e pessoas que tenham as competências necessárias para “fazer a mágica acontecer”.

Em uma primeira análise, poderíamos até dizer que para reunir todos estes quesitos seria necessário um grande investimento, e que apenas grandes empresas teriam capacidade de fazê-lo. Na verdade, este é um movimento que grandes empresas já estão fazendo, afinal, perceberam que trabalhar com mais inteligência e práticas inovadoras trazem resultados muito superiores, se comparado aos investimentos que faziam apenas nas ações de marketing digital.

A boa notícia é que a metodologia de Growth Marketing já é uma possibilidade muito mais acessível para pequenos e médios empresários, pois buscando ajuda com profissionais competentes e/ou assessorias especializadas, o tempo de implementação se reduz, e uma nova realidade começa a surgir, com resultados superiores aos investimentos realizados.

Os novos desafios do mercado requerem outras abordagens no que se refere à conquista de melhores resultados, e o GMKT contribuirá sensivelmente para isto. Porém, este tipo de iniciativa requer alguns cuidados muito importantes para evitar frustrações e dores de cabeça desnecessárias. Nesse intuito, recomendamos fortemente para qualquer empresário que precise de ajuda para fazer sua empresa crescer, que não fique apenas pensando em contratar uma agência de marketing digital, de geração de conteúdo (inbound marketing) ou prestadores de serviço por demanda, como social mídia, designer, copywriter (copy = textos persuasivos), gestor de tráfego, desenvolvedor de sites, editor de vídeos (geração e edição), etc. Contrate profissionais com competências comprovadas em gestão e estratégias de marketing ou uma Assessoria de Growth.

E fica a dica: antes de contratar, pergunte se conseguem elaborar um planejamento que aborde e desenvolva as 9 essências do crescimento: Posicionamento, Produto, Preço, Praça (ou canais de venda), Promoção (no sentido de comunicar e promover; e não de dar descontos), Pessoas, Processos, Presentation (a apresentação da marca/empresa) e Performance (monitoramento constante das metas, investimentos e resultados); e que seja executável!

Por Leandro Nectoux, Estrategista de Negócios, Head de Growth na Efimax Gestão Empresarial e Conselheiro QTMove.

 

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